sexta-feira, 4 de junho de 2010

Rum e cachaça, qual a diferença?

Enquanto os escoceses tomam whisky, os gregos uzzo e nós a cachaça, os portoriquenhos tomam rum,  bebida que está associada com a cultura dos povos do Caribe. A cana de açúcar, matéria prima da bebida, foi introduzida na ilha pelos espanhóis, porém britanicos, franceses e espanhóis há muito discutem a verdadeira origem do nome desse tão cobiçado drink. Já no século 14, Marco Polo dizia que rum era  o vinho do açúcar.
Rum foi mercadoria de troca na compra de escravos, preferido dos piratas, marinheiros, políticos e escritores. Por ser uma bebida forte era misturada com agua ou cerveja para fazer o Grog ou Bombo. Daí vem a expressão:  você está grog. Dizia-se também que a palavra rum  era uma gíria inglesa para definir um happy hour: Let's have a rum time. Uma boa pedida é piña colada, mistura de rum com suco de abacaxi e leite de coco.
Apesar da materia prima ser a mesma, nós os brasileiros, insistimos para que a cachaça seja mundialmente reconhecida como bebida típica do Brasil e não como rum brasileiro. A diferença entre rum e cachaça está no processo de sua fabricação. Enquanto rum é feito a partir do molasso do caldo da cana e pode ser produzido o ano todo, a cachaça é destilada do mosto  fermentado, obedecendo a safra agrícola.  Amadurecido em toneis de carvalho, o rum adquire sua melhor qualidade, variando do claro ao mais escuro.Tempos virão quando a cachaça conquistará o mundo como o verdadeiro drink brasileiro, deixando de ser chamado Brazilian Rum. 

2 comentários:

  1. bela explicação, quando falava que gostava de rum, e me falavam "ah, vamos tomar uma cachacinha então", eu sempre respondia "não gosto de cachaça, obrigado", "mas cara, voc~e acabou de falar que gosta de rum, cachaça, é tudo a mesma coisa, só que com nome mais fresco", e não sabia como explicar que não se trata da mesma bebida, é como dizer que champagne e vinho tinto são a mesma bebida

    ResponderExcluir
  2. Muito boa explicação!
    Mas... Em abril de 2004 a cachaça ganhou denominação de origem. Ela já é conhecida como cachaça e somente pode ser produzida sob esse nome pelo Brasil.

    ResponderExcluir