quarta-feira, 16 de junho de 2010

A padroeira de Porto Rico


Em Old San Juan está a catedral considerada um dos mais antigos edifícios da ilha e a segunda mais antiga catedral no ocidente. Dados históricos relatam o inicio de sua construção em 1521 nela repousam os restos mortais de Juan Ponce de Léon, o primeiro governador da ilha, homem politico, profundamente religioso  e a múmia de Santo Pio, o frade capuchinho santificado pelo seu estigma.
Num decreto assinado em 1969, o Papa Paulo VI  declarou Nossa Senhora da Divina Providência a padroeira da ilha de Porto Rico.
Nesta imagem, Nossa Senhora segura nos braços uma criança, que muitos pensam ser o Menino Jesus, mas não, esta criança simboliza a humanidade.  
Ao entrar na catedral, sem conhecer a história, procurei pela imagem de São João Baptista no altar principal, achando que ele era o padroeiro da cidade fazendo jus ao nome de San Juan. Foi assim que me interessei em saber a história. Na lateral, em tamanho normal, está a estátua do homem a quem Porto Rico deve a conquista de seus valores, Juan Ponce de on!

Nenhum comentário:

Postar um comentário