sábado, 12 de junho de 2010

Pretzel

A massinha de pão que ganhou história e se fez presente através de séculos, é o pretzel.  Tudo começou num mosteiro na Alemanha quando os monges, utilizando sobrinhas de massa de pão, fizeram uma tirinha torcida com um  nó para distribuir às crianças que estavam sob a tutela deles, como recompensa. O formato da massinha ajudava as crianças a entenderem  a Santíssima Trindade.
Conta a história, quando os turcos tentaram invadir Viena cavando um túnel no meio da noite, o barulho foi ouvido pelos padeiros que faziam pretzel, eles avisaram o quartel general e a cidade foi salva. O imperador homenageou os padeiros com medalhas de honra.
Depois, seguindo sua trajetória, pretzel passou a ter seu lugar em festas e casamentos, associado a crença popular de trazer fortuna, prosperidade e paz espiritual. Houve tempos que as pessoas colocavam pretzels no caixão do morto, com  a mesma intenção que os ricos colocavam jóias. Dizia-se  também que as mãos que distribuíam pretzels aos pobres eram abençoadas por Deus.
Símbolo de religião e fortuna nos tempos medievais, alimento que sustentou os povos em tempos de depressão, hoje pretzel, sem perder seu formato, mas ganhando roupa nova em sabores e coberturas ,é o snack que está na moda nos quiosques em toda parte.

Um comentário:

  1. Olá minha querida amiga, que sauuuudadesss.. Fioquei todo este tempo off line(sem pc) mas td bem Agora estou tirando o atraso e adorando saber conhecer as peculiaridades de Porto Rico: areia , bebidas, seu cotidiano..Que bom agora estou on line (te seguindo rsrsr)Bju bem grande..
    de sua sempre amiga,
    Munira

    ResponderExcluir