quinta-feira, 10 de junho de 2010

Nevoa cinza sobre Porto Rico

Quando chega o verão, o Serviço Nacional de Metereologia de Porto Rico alerta a população sobre a densidade da poluição do ar, causando distúrbios aos que sofrem qualquer tipo de alergia respiratória. São as areias do Sahara lá da África que atravessando o Atlântico alcançam a ilha.
As tempestades de areia que acontecem no deserto e o ar quente, elevando a areia fina a altíssimas altitudes faz com que elas viagem com a força do vento na direção do ocidente. Neste trajeto, as partículas maiores vão caindo no oceano, enquanto uma poeira finíssima  continua navegando nas asas do vento levando de 5 a 7 dias para cobrir os céus da América Central. Lá  em cima um satélite rasteia  o seu caminho passando as informações aos metereologistas.
Encoberta por uma bruma cinzenta, San Juan, com pouca visibilidade, esconde por algum tempo a beleza de suas praias. Na linha do horizonte, o mar se confunde com o céu, já não sei mais qual é um e qual é outro. Incansaveis as ondas quebram nas rochas como a reclamar da  cor azul turquesa que as vestem em dias claros.

Um comentário:

  1. Ines, vc descreve com muito sentimento, poesia sinto como se estivesse com vcs abraços mais uma vez obrigadooooooooooooooo

    ResponderExcluir