terça-feira, 13 de setembro de 2011

artigo

E por falar de cabelos...

Desde quando se tem noticia as ilustrações, esculturas, outras artes ou mesmo fotografias mais antigas, nos mostram as pessoas com cabelos compridos independente de sexo, idade, procedência ou condição social.
A Bíblia nos conta que Dalila ao descobrir o segredo da força de Sansão, corta-lhe os cabelos, historia que séculos depois foi narrada em um filme de grande sucesso.
Os cabelos ganharam um estilo pitoresco e muitas vezes exótico entre os nobres nos mais ricos palácios ao redor do mundo. Naquela época o cabeleireiro da corte tinha que ser um verdadeiro artesão, artista mesmo, considerando que eles não tinham nenhum dos recursos dos atuais salões de beleza. As perucas vieram para satisfazer as mais exigentes cabeças como um complemento importante ao vestuário, não apenas às mulheres como também aos políticos e membros do judiciário.
As fotos de meus avós há mais 100 anos, revelam as mulheres com os cabelos presos, enrolados em “birotes” no alto da cabeça enquanto os homens já aparecem de cabelos cortados. Os penteados mais comuns traziam ondas fixas com babosa, presilhas, fitas e pentinhos decorados para segurar as mechas. Antes do boby foi a vez do papelote. As garotas se orgulhavam de seus cabelos compridos, cacheados ou trançados, mas a moda do “rabo de cavalo” demorou um pouco para chegar.
Em 1940 ainda não se ouvia falar em xampu ou cuidados especiais com o cabelo. Lembro de minha sogra dizer que seus cabelos brilhavam porque ela os lavava com água da chuva onde havia fervido o sapé. Outras mulheres usavam o sabão de cinza ou de côco, outras passavam água oxigenada para clarear e anil nos cabelos brancos para dar aquele tom azulado.
Inventaram a permanente! Não havia mulher que não quisesse ter os cabelos encaracolados. Um novo ramo de negocio surgiu com um sucesso certo. A mulher nunca mais foi a mesma quando decidiu cuidar de seus cabelos com uma vaidade sem igual.
Em seguida vieram as tinturas... Era possível trocar a cor do cabelo ou esconder os grisalhos! A indústria dos cosméticos deu um salto surpreendente na economia de todos os paises. Vieram os tratamentos, as luzes, as rinsagens e os sprays.
Mas é preciso ter cabelo. Apesar de serem muitos os recursos para alongar, dar volume, alisar ou ondular os mais rebeldes fios, a genética fala mais alto.
Exibir cabelos bonitos faz a diferença ao emoldurar um rosto jovem ou idoso das loiras ou das morenas na passarela da vida.







Nenhum comentário:

Postar um comentário