terça-feira, 10 de maio de 2011

Projeto Iluminar

Projeto Iluminar


Coordenação: Ignez T.Baptistella

Objetivo: Ajudar pacientes com deficiências múltiplas.

Local: Clinica Sayão



Histórico: A idéia nasceu de um simples desejo de convidar senhoras para uma hora feliz aos sábados à tarde. Mas eu precisava de um motivo para esse encontro. Eu não queria uma reunião vazia, ou uma hora da saudade à mesa do café. Foi então que lembrei do meu aniversário de 80 anos, em vez de presentes eu pedi que os convidados para o jantar dessem uma contribuição em dinheiro para a compra de uma cadeira de rodas a ser doada a Clinica Sayão. E a cadeira especial foi comprada ao custo de quase 3 mil reais! Agora seria continuar de uma forma mais sutil.

Conversei com algumas amigas e recebi o apoio necessário.

Dia 12 de Março de 2011 tivemos nosso primeiro chá da tarde. Estabeleci o horário das 4 às 6hrs, na minha casa. O convidado não trás nada, mas paga um mínimo de 2 reais pela participação. É servido chá ou café, acompanhado de salgados, torradas, bolachas ou bolo. Trocamos idéias de como arrecadar dinheiro para a compra do produto do mês. O primeiro produto escolhido foi caixa de leite. Nosso objetivo é trabalhar sem o alarde da mídia, rifas ou jantares. São 400 pacientes a quem devemos ajudar.
Cada participante do grupo deve se empenhar em recolher jornais e revistas para reciclagem, roupas e trecos para o brechó. Toda e qualquer doação deve ter um recibo de recebimento em nome do projeto, recibo que será arquivado para constar do próprio histórico. Por ocasião do aniversário da pessoa participante ela deverá pedir uma caixa de leite em vez de presente. A cada participante cabe colaborar com um trabalho qualquer de sua habilidade, bordado, tricô, crochê, pintura, doces e bolos para um bazar a se realizar uma vez por ano.

Cada participante de nosso projeto passa a ser uma célula ativa recebendo amigos em sua própria casa com o mesmo objetivo e receber a contribuição material de seus vizinhos e familiares. Uma vez por mês, faremos a contabilidade. Nossa doação será sempre em espécie.

Tudo deve ser anotado, registrado e aprovado. Quando a equipe estiver organizada legalizaremos o projeto transformando-o numa ONG. Essa pequena idéia começa a se concretizar com a doação de 30 caixas de leite!

O Projeto Iluminar é nos fazer pensar o que podemos fazer pra essas pessoas que almejam quase nada do muito que podemos oferecer.


Agradeço a cada uma de vocês por menor que seja a sua contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário