quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sonhar

Sonhar

Mesmo antes de saber ler eu sonhava com as montanhas de Minas Gerais, o lobo que uivava na invernada, saci perere das estórias que ouvia contar, o que será que havia alem da linha do trem...

Depois passei a sonhar com as descrições dos livros de contos de fada, com príncipes e princesas, castelos e florestas onde chapeuzinho Vermelho se perdeu e as historias de Sherazade.

Voltava a sonhar com Cinderela, quando ela deixa cair um sapatinho nas escadas do castelo, mas meu príncipe nunca me encontrou e acordava chorando.

Menina moça sonhava com personagens de filmes, sonhava acordada, só assim poderia meu sonho ter um final feliz. Mas, nos sonhos verdadeiros sonhava que estava correndo, correndo...olhava para meus pés e estava descalça.





sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal

Feliz Natal, 2010!
Plenos das alegrias do Natal nos recolhemos em meditação nesta última semana do ano. Erros e acertos, bons e maus momentos, passamos por todos eles... Aqui estamos abrindo uma nova agenda onde vamos nos comprometer com novos projetos e muitos sonhos!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

cotidiano

Da varanda do meu quintal vejo um homem trabalhando sem tréguas para terminar o madeiramento de uma casa em construção numa corrida contra o tempo antes que cheguem as chuvas. Sob um sol escaldante aquele homem vai colocando as madeiras deixando o som das marteladas e da serra serem levados pelo vento que se espreguiça lentamente entre as árvores. Fico pensando, teria ele usado um protetor solar? Seria aquele boné suficiente para abrigar seu rosto? Sozinho ele continua seu trabalho sem se preocupar quantos dias faltam para o Natal, se vai ter peru, cabrito ou bacalhau na sua ceia, se vai receber um abraço, um bonus ou uma luz de esperança por dias melhores. No céu as nuvens se reúnem desenhando montanhas e dragões, ficando pesadas e, começando a correr vão assumindo a cor que antecede os temporais. Sem olhar para o alto o homem continua na sua tarefa e o telhado vai tomando forma para em seguida receber as telhas. Para aquele homem, o conceito de felicidade está em cumprir sua agenda de trabalho.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Natal

Venho da região do Veneto, meu marido da Calábria. Nossas famílias seguiam tradições diferentes. Na casa de meus avós maternos na véspera do Natal, à meia noite todos se sentavam à mesa para comer pão doce e vinho. A nona gostava de dar às crianças pão molhado no vinho dizendo, agora todos vão colocar seus sapatos à espera do presente que Papai Noel  vai deixar durante à noite. Adultos não recebiam presentes.No dia seguinte, Dia de Natal, o peru assado, a carne aleça e o capelete faziam do almoço uma festa. Já na casa de meus sogros o jantar era precedido pela distribuição de presentes. Jantava-se à meia noite tendo como prato principal o cabrito. No dia seguinte eram servidas as sobras do jantar e uma canja feita com os ossos do peru. Com o passar os anos e influenciados pelo comércio, misturamos as tradições.
Aprovamos a ideia do amigo secreto ou amigo da onça, uma brincadeira entre familiares e amigos facilitando a compra dos presentes antigamente distribuídos pelo lendário Papai Noel. Seja como for comemorado, Natal é sempre uma data especial, marco simbólico entre o ano que se despede e outro apressado a reinar.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Christmas greetings

"And when the season's over, here's hoping you will find that Christmas left a good special gift of memories behind".

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Convite para WEB TV

Alexandre Terreri E para quem acompanha o trabalho da D. Ignez, o convite: não perca...ela será a entrevistada do programa Cultura em Foco no dia 21 de dezembro, ao vivo, a partir das 23 horas. Assista e envie sua mensagem ou pergunta...acompanhe as notícias pelo nosso site: http://www.culturaemfoco.com.br/

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

comentário

Comentários que emocionam.
Fernanda Roveroni escreveu:

 Ignez, I hope you have a very merry X-mas, surrounded by those who you love, with lots of happiness, health and joy. In addition to learning a lot from you, not only from your knowledge of English, but also from your life experiences, I admire you for your determination and courage to be more than an ordinary person.

Poema

Poema de Xico Graziano à "Ruth Cardoso"por ocasião da inauguração do Orquidário Vila Lobos.
Uma Flor de Pessoa

Sobre sua lápide repousava uma enorme flor de catleya. Quem ali a colocou
para espantar a tristeza da morte sabia de seu gosto pela vida. Meiga,
singela, cultivava o hábito das pessoas simples do interior. Intelectual,
professora, curtia a existência com graça e ternura, sempre acompanhada
pelas flores, as orquídeas em especial. Era o que eu mais pensava naquele
momento dolorido: Ruth Cardoso era uma flor de pessoa.

comentário

Comenntários que emocionam :
"Voo livre"
Ruth Brito Cunha

Amei o seu livro..Que dinâmismo, que força, que coragem!!!!.

Poucas pessoas têm esse astral e essa força que você transmite...Ler seu livro é um banho de cultura e de alegria...Realmente, maravilhoso!!!...Gostaria de poder ter mais dados da sua estadia em Londres...quem sabe eu faça o mesmo...rsss...mil beijinhos!!! 

sábado, 4 de dezembro de 2010

cotidiano

Era uma vez um pé de uva, pequeno, frágil, parecia não se adaptar no meu quintal. Depois de três longos anos, sentindo-se mais forte com a seguidas podas, ainda com ares de jovenzinho, esparramou suas hastes agarrando-se ao aramado que o aguardou todo esse tempo. Ao vislumbrar um sinalzinho que poderia ser o primeira performance da minha videira, mal pude acreditar. Ah!, mas fiquei curiosa, que cor seriam as uvas ? Elas nascem verdinhas iguais e depois assumem cores e sabores diferentes? Fiquei à espera. Semanas e semanas vigiei e acompanhei o desenvolvimento dos 23 cachinhos e sua missão de  moldar as uvas redondinhas e atraentes. Agora, com se estivessem a refletir a luz do sol, eu as vejo com a face corada, lindas e quase maduras. Hoje de manhã, fui logo vê-las, que tristeza. Um bicho, sei lá o qual, veio saborea-las durante a noite. Formigas? Abelhas? Marcos estudou o caso e deu o veredicto : "Mamãe, são morcegos".  Que possso fazer?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

comentário

"" Voo livre", comentários que emocionam.

Marilu Cabanas escreve:
"...eu continuo esperando sua história nas telas do cinema...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Christmas greetings

"May all things happy and bright bless your holidays and remain with you throughout the New Year".