domingo, 31 de outubro de 2010

"Voo livre"

Carta de Fernando Henrique Cardoso após a leitura de "Voo livre".

"Somente esta semana pude ler seu livro "Voo livre". Foi um praser e uma surpresa. Prazer pelo modo delicado e pela escrita competente com que os fatos são relatados. E surpresa que encontro uma mulher que há tantas decadas tinha a coragem que a senhora teve de enfrentar preconceitos.
Parabens.
Um grande abraço.
Seu admirador,
Fernando Henrique Cardoso ".

sábado, 30 de outubro de 2010

cotidiano

Á beira da eleição tem aqueles que creditam nas pesquisas mesmo quando elas são duvidosas.
Se o voto é secreto porque eu diria em quem vou votar? Posso mentir ! Posso dizer a verdade, mas a pessoa que faz a pergunta por ter sido paga para registrar o contrario. Como acreditar em pesquisas?
Como confiar nos números? Pesquisa de opinião publica confunde o eleitor.
Os pobres de espírito dizem, ah, não vou perder meu voto, outros, votar pra perder não tem graça, então voto branco e os que dizem que não se envolvem em politica viajam, justificam ou anulam o voto. Onde está o dever cívico, a garra de ser brasileiro, o  direito à democracia? Nessa hora eu me lembro do slogan: "Ame o Brasil ou deixe-o".
Se ao mais simples emprego eu tenho que apresentar um currículo, procure se inteirar do currículo de Serra e não hesite ao votar 45 !

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Lago de Furnas


Após o café da manhã deixamos Carmo em direção a Hidroeletrica de Furnas. Localizada no rio Grande, entre os municípios de S José da Barra e S. João Batista  do Gloria, na década de 60 foi considerada uma das maiores da América Latina. O Lago das Furnas é considerado um dos maiores lagos artificiais do mundo e orgulhosamente chamado o Mar de Minas. A construção da barragem das Furnas, ao formar o imenso Lago Azul,  foi reponsavel pela inundação de 34 municípios, mudando drasticamente a vida de seus habitantes. Em seguida o turismo se estabeleceu  levando pessoas do país inteiro a conhecer as praias, cachoeiras e desfiladeiros cercados de exuberante natureza ao longo dos caminhos por onde passam as águas. Chalana, embarcação rustica, mas segura, é o ponto alto do passeio de barco circundando  cachoeiras, com paradas para nadar e a incrível travessia entre os paredões rochosos de quartzito que formam o canyon brasileiro.

cotidiano

A excursão ia sair bem cedo. Era só pedir para a telefonica me acordar. Liguei 134, uma voz me disse que deveria digitar a hora desejada pra ser acordada com 4 dígitos. Tudo bem, eu queria ser despertada as 5 horas da manhã. Como colocar 4 dígitos? Fiz duas tentativas e errei, finalmente acertei, mas não deletei as tentativas erradas. Beleza, o telefone tocou a madrugada toda, quando me levantei, nem sabia se havia dormido.
Seguindo a caminho do sul de Minas passamos por Leme, Pirassununga, Casa Branca, Mococa, Monte Santo, São Sebastião do Paraíso, Itaú e Passos, chegando a Carmo, na Pousada Portal do Lago onde ficamos hospedados. Fizemos uma parada em Passos. Esta é a quarta cidade mais populosa de Minas, com sua economia, hoje fortemente enriquecida com a industria de confecção e moveis. Percorremos a pé a Avenida da Moda onde as vitrinas mostravam a tendência do verão.
Em Carmo ficamos encantados com a arte em tear, visitamos varias confecções onde as compras foram inevitáveis. Esta é também a cidade dos artesões em doces para festas. A beleza e a variedade dos docinhos despertou a gula até mesmo nos diabéticos, impossível admira-los sem comer ou comprar uma caixinha harmoniosamente contendo um pouquinho de cada.
Outra tentação foi  conhecer a  fabrica de doces em compota, doces de Minas Gerais, o acompanhante perfeito para o queijo fresco ou meia cura. No restaurante o sabor especial do café nos chamou a atenção e lá fomos todos nós ao super mercado comprar o café em pó de Carmo.
A cultura cafeeira de Carmo fez da região  um centro de excelência mundialmente conhecido, qualificando o produto de algumas fazendas entre os melhores do mundo. A economia também se baseia na atividade agropecuaria, leite e seus derivados com tecnologia de ponta.
A Pousada à beira do lago nos premiou com um dos mais lindos cenários e o canto alegre de miriades de passarinhos.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

English thoughts

"I wouldn't blow hard if it hurts me ".

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

cotidiano

Plantei um xuxu. Demorou dois meses para surgir um raminho. Coitado, eu havia plantado o danadinho de ponta cabeça. Agora cresce a olhos vistos. Agarrando em tudo o que tem pela frente alcançou a grade em cima do muro e lá vai ele competindo lado a lado com a parreira. Vejo uma florzinha sem saber quanto tempo vou tomar conta dela até colher o primeiro xuxu.   Essa espera é o segredo da vida. Saber esperar trás energia aos menores projetos. Sem saber, plantei o xuxu pelo lado errado,  mesmo assim não desisti de vê-lo desenvolver, eu acreditei  e esperei com  a certeza de uma resposta positiva. As coisas mais simples  pode nos trazer um pouquinho de felicidade.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Voo livre

Quando perguntei a Eliana se havia lido "Voo livre"

"Ainda não li, estou esperando que acho que uma amiga vai ao Brasil, e já recomendei o livro, além disso pedi p ela trazer p mim. O maior elogio foi dizerem q Voo Livre é o Eat , love and pray do Brasil!!! meu Deus! A Louise me deu o Eat, love , pray e amei. Looking forward to read it! beijos "

domingo, 10 de outubro de 2010

Jornal E.S.Paulo

Ciça Valerio dedica reportagem especial  à "Voo livre" na pagina feminina do jornal Estado de S.Paulo, hoje, domingo, 10 de outubro.

cotidiano

Abri a caixa do correio e, para minha surpresa, encontrei um ninho de curruira em progresso.
Imaginei o trabalho árduo da coitadinha em lá colocar os raminhos e entrelaça-los para formar um ninho. Por certo não mediu esforços, ela sabia por instinto que ali estaria a salvo das garras de Igor e abrigada das intempéries do tempo. E o carteiro? Escrevi e colei  uma nota pelo lado de fora dizendo: "Caixa temporariamente fora de uso".


Voo livre

Assim, igual a esta florzinha,  nasceu   meu livro "Voo livre". Um passarinho habilidoso deve ter colocado a sementinha no espaço apertado do rodapé do quintal de minha casa, com tamanho cuidado que a plantinha desenvolveu contra todos os obstáculos. Quando me dei conta a florzinha estava lá, risonha e feliz  aos olhares curiosos das pessoas que paravam para vê-la.
Eu contei a minha historia com a simplicidade desta mesma florzinha.
A historia que está despertando interesse pela mídia, recebendo os maiores elogios de leitores de ambos os sexos, médicos e psicólogos.
Você pode adquirir "Voo livre"on line  pela Livraria Cultura.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Voo livre" video

http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,23399;2,livro+viagens.aspx

De: Eduardo Graziano [mailto:edugraziano@hotmail.com]

Enviada em: quinta-feira, 7 de outubro de 2010 14:26

Assunto: FW: EDUARDO GRAZIANO lhe enviou um vídeo da EPTV.Com

Gente acesse o site e assista a reportagem sobre Voo Livre da minha mãe Ignes Baptistella.

Um sucesso.
Bjs e abraços.
Edu Graziano

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"Voo livre"

Marisa de Sá escreveu para Ciça Vallerio

"Você não pode deixar de ler o livro Voo Livre, de Ignez Batistella. È um Comer Rezar e Amar brasileiro. Baseado em uma história real, uma mulher, aos 50 anos de idade, deixa seu casamento de mais de 27 anos, seis filhos já crescidos, e vai para a Europa, sem dinheiro e sem falar uma palavra de inglês. Começa a trabalhar como empregada, babá, faxineira e , tudo que ganha, usa para conhecer outros países. Agora, aos 80 anos de idade, ela conta de uma forma divertida suas aventuras e descobertas. È quase um livro de auto-ajuda. Vale a pena ler. Ele está a venda no site www.livrariacultura.com.br . Achei o livro tão especial quanto você. Caso interesse o e-mail dela é itbg@terra.com.br. Você verá como este livro vai mudar sua vida. "