quinta-feira, 27 de maio de 2010

Amigos

Ao observar o comportamento das pessoas, nativos e estrangeiros, habitantes da ilha, meu pensamento se volta para o encontro das águas quando o Rio Negro e Rio Solimões correm paralelos por muitos kilometros, cada um na sua, um respeitando o valor e propriedade do outro, até que finalmente se unem num só manancial para formar o Rio Amazonas.
Assim procedem  espanhóis e americanos. Cada um fala o seu idioma em seus postos de trabalho. Mutuamente respeitam seus costumes e tradições. É fácil saber se vamos abordar alguém em espanhol ou inglês. O espanhol sorri, cumprimenta dizendo buenos dias ou buenas tardes, mesmo a quem não conhece, atende os turistas com simpatia, mas prefere que falemos espanhol. O americano trabalha em postos de escritório, são mais reservados, apenas arranham o espanhol e o máximo que ouvimos é thank you ou sorry.
Em shoppings. supermercados e nas ruas, a língua espanhola está em primeiro lugar. A influencia americana  é notável com a presença de praticamente todas as suas lojas em outlets e Shopping Centers, mas se você falar espanhol, a receptividade é outra. 
Espanhois e americanos se encontram nas mesmas praias onde a mescla dos idiomas acontecem, e como fazem os rios, este é o lugar certo para o encontro das águas e das pessoas.
Amigo ? assim você diz para chamar a atenção de alguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário