quarta-feira, 30 de março de 2011

comentário

Li seu livro Voo livre.


Parabenizo-a pelo livro escrito no papel , mas principalmente pelo livro escrito na vida!

Pessoas como você fazem a diferença e movem nossas esperanças.

Abraço afetivo de Rachel

domingo, 27 de março de 2011

"Voo livre"

" Voo livre" ganha espaço na revista Herbarium, Curitiba, Paraná ! Linda reportagem.

Cotidiano

Uma semana após a estadia no SPA Jardim da Serra, sou uma nova mulher, consciente dos  deveres com minha saúde. Somando ou dividindo calorias, cheguei a um denominador comum. As coisas que não gosto muito são na verdade o que mais posso comer e,  só um pouquinho, então dá pra encarar. As coisas que gosto, também posso comer desde que observe a quantidade, sempre só um pouquinho. Resumindo, o primeiro passo é reduzir a quantidade, por exemplo, de tudo! Aprendi que comendo só um "tico", posso me alimentar a cada 2 horas, um suco, um chá ou café sem açúcar, ou uma fruta pequena, observando tamanho e quantidade.Vou me policiar e gritar para meu cérebro do mesmo jeito que fazia quando as crianças eram pequenas, dizendo : agora não, espera a hora do almoço, isso  não é bom pra você. E, no super mercado passar reto nas gondolas de guloseimas. Se não pode, não pode e a recompensa acontece quando medir a glicemia! ou subir na balança! ou comprar uma roupa! ou quando ouvir que estamos com boa aparência! Comer sim de tudo, mas não tudo !

quinta-feira, 17 de março de 2011

SPA

A palavra  SPA, SANUS PER ACQUA, originaria do latim, quer dizer, saúde pela agua. Na era pré-histórica, a agua ja era utilizada para efeitos terapêuticos. Desde os tempos mais remotos o banho, alem de fazer parte da higiene, foi praticado com finalidades religiosas, prazeres e curas. Balneários foram encontrados perto de fontes e poços de agua mineral, frequentado não apenas por nobres do Império Romano, como tambem pelos soldados e cidadãos comuns.. Havia termas para combater a fadiga, restaurar as energias, curar feridas e tratar de males cronicos. As pessoas ricas e politicos tinham lugares privados e sofisticados. Conceitos mais modernos, com bases cientificas e conhecimentos médicos fez com que esses banhos tivessem um valor maior acrescentando a eles os benefícios das terapias corporais, massagens e toda sorte de cuidados com a estética do corpo. Hoje um SPA, alem dos banhos e atividades fisicas, nos ensina a valorizar a vida cuidando da saúde através de hábitos alimentares inteligentes, limitando a quantidade e qualidade dos alimentos que fazem parte de nosso dia a dia.  

segunda-feira, 7 de março de 2011

English thoughts

"Life is like a coin. You can spend it any way you wish, but you only spend it once". L. Dickson

quinta-feira, 3 de março de 2011

cotidiano

Dieta lembra minha infância. Naquele tempo dieta era coisa que eu não entendia, obrigatório apenas para a mulher quando paria. A coitada passava quarenta dias a caldo de galinha!
Hoje, a dieta seleciona tudo o que é delicioso seja doce ou salgado, na lista dos proibidos em qualquer idade. Eu fico dividida entre a gula de comer o que gosto e o respeito à saúde. As limitações da idade me levam a outros caminhos, há sinais de pode ou não pode em todas as direções. Quando lá na fazenda matava porco, lembro minha mãe apurando a banha, fazendo a linguiça, a carne de porco com polenta, os assados e o torresmo. A mesa era comprida, a família era grande e o banquete sem nenhuma restrição. Agora com o nada pode só de lembrar parece pecado. E os ovos? Quanto falar dos ovos! Para uns podem, para outros não. E o castigo  continua pra quem gosta de carne vermelha. A  vedete da refeição é a soja. Em seguida temos a quinoa e  a linhaça,   conquistando o mercado das dietas. Tudo isso sem mencionar os rótulos diets e lights. Como esquecer as batatas fritas, o bacon, o chocolate e os pudins? Nada posso comer, nada posso beber, até o leite foi excluído.
Volto a pensar nos meus avós, naquele tempo feliz que eu raspava as panelas, lambia a tigela dos bolos e tudo era alegria. Cheguei à conclusão que a melhor dieta é viver sem stress.

terça-feira, 1 de março de 2011

comentário "Voo livre"

Silvio escreveu no Face Book :

Silvio Velloso D Ignez, que alegria o seu livro! Franscisquinho me deu Voo Livre, sentei no sofá prá dar uma olhada e...lá se foram 45 páginas! Mais o último capítulo, por onde comecei.


Prá dizer a verdade não sei se é aqui que 'posto' esta mensagem. Zizi ...me ajuda. Gosto muito desta bagunça de tanta gente, parece até churrasco na Pyoka, mas não sei me virar direito...

Beijo, com carinho, D. Ignez. Parabéns e obrigado por ter escrito.See More