domingo, 24 de abril de 2011

cotidiano


                                                                                                               

Páscoa me faz lembrar pão, o pão que minha avó assava no forno de barro lá no quintal e cheirava longe. A gente esperava pra ver o pão saindo do forno quentinho, corado, depois embrulhado num pano  enquanto  o café coava no bule ao pé do fogão. Nem manteiga ou queijo cremoso nós tínhamos, era pão com café! A família toda reunida, aquele momento era Pascoa!
Hoje tem pão de tudo, aveia, soja, mel, grãos, batata, recheado, centeio, integral, italiano, espanhol, francês, mas não tem o pão que minha avó fazia. Antigamente conhecíamos apenas o pão de banha e o sovado. O cheiro do pão da madrugada sendo assado nas padarias era um convite para o desjejum. À tarde, lá vinha a carrocinha do padeiro, vendedor ambulante, com o pão ainda quente coberto, numa cesta de bambu. Ao toque da corneta saiam as donas de casa ao encontro do pão da tarde. Ninguém falava que o pão era um vilão, pão engorda, cuidado com o carbohidrato. Porque hoje brigar tanto com o pão quando ele é o alimento por excelência de toda a humanidade? O pão que esteve presente da idade das cavernas à mesa da Santa Ceia? Ele que é o mais referenciado de todos os alimentos até quando rezamos, o Pão Nosso de Cada Dia? E o pobre, famito, pede tão somente um pedaço de pão.
Os anos passam, ficam as lembranças...


2 comentários:

  1. eu continuo comendo aquele pão flat, lembra? de pão acho q tem muito pouco but...ainda me falta 4 quilos....
    vamos comer pão domingo q vem>??

    ResponderExcluir
  2. é isso mesmo querida, o pão foi perdendo (para alguns) o seu significado ao longo do tempo, concordo contigo quanto a representação do pão em nossas vidas, o pão simboliza, muitas vezes, alimento não apenas para o corpo, mas para a alma também... a propósito, li seu livro e "virei" sua fã! escrevi no meu blog sobre ti: http://www.fessoradiana.com/2011/05/inspiracao-pro-dia-das-maes-voo-livre.html, vou comprar teu livro pra minha mãe e minha sogra para presentea-las nesse dia das maes que se aproxima! um grande beijo e parabens pela sua INSPIRADORA estória! admiro-te! sinceramente, diana gaivota.

    ResponderExcluir