quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sala de aula

Aos que seguiam Sala de Aula, devo dizer que este ensaio passou a ser o projeto para um novo livro.
Dessa forma não estará mais aqui. Sala de aula conta a vida de um professor e seu  envolvimento com as historias de seus alunos.

domingo, 26 de setembro de 2010

English thoughts

"The greatest glory consists not in never falling, but in rising every time we fall.".

cotidiano

O livro, "Almanaque do Campo"", de meu filho Xico Graziano foi oficialmente entregue à apreciação pública nesta última terça feira,  em S.Paulo, Livraria Cultura, Ave. Paulista. Um cortejo de pessoas ilustres logo se formou em busca de um autógrafo. Fotografado em estilo o evento foi um sucesso de vendas.

À entrada de livraria, entre os livros mais vendidos, lá estava "Voo livre". Secretamente admirei meu livro.
Ele estava lá, consciente de seu valor, havia chegado no topo do Everest. Tive vontade de beijá-lo. Decididamente já não estou mais voando sozinha. Um senhor me disse que havia comprado o livro pela foto da escritora.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

cotidiano

Festa do Morango
Todos os anos a festa do morango em Atibaia atrai centenas de turistas, principalmente aposentados. Mas se você for a esse passeio só pensando em morangos, vai se enganar. O comércio maior é de plantas  e flores. Construído num parque acidentado com subidas e descidas, o evento acontece num espaço  pequeno e  limitado. Ao lado da belíssima exposição de flores está o galpão para compra de mudas das mais cobiçadas espécies de plantas. No entanto, ao comprar uma planta, fica faltando um folheto com explicacões de como cuidar da mesma, se gosta de sombra ou sol e quantas regas deve receber.
Outro galpão exibe um aglomerado de lojinhas onde se encontra um pouco de tudo. A praça da alimentação se esmera em pratos japoneses. Num canto dessa praça está a venda de morangos e outras frutas da região.
Procurei por um banco para me sentar ao ar livre, mas igual à centenas de pessoas idosas, tivemos que nos acomodar no barranco dos canteiros enquanto esperavamos pela hora de partir.  Nós os visitantes nos sentimos enganados pela propaganda.

domingo, 19 de setembro de 2010

cotidiano

Arte de Cozinhar, Maria Thereza A. Costa
Este era o livro de receitas que minha sogra seguia quando queria nos surpreender com os mais deliciosos pratos. D. Anaitis era uma das poucas pessoas na época a possuir um livro de receitas culinárias. O livro, guardado a sete chaves, ninguém tinha acesso a ele. Passam os anos, minha sogra morre. Eu só queria aquele livro de receitas! Velho e amarelado, folhas soltas  e capa desbotada, sem que soubessem de seu valor, foi com certeza para o lixo. Outros livros o sucederam, mas nunca nenhum outro o superou em originalidade. Tivemos Dona Benta, Helena Sangirardi, e hoje há uma centena deles disputando seu lugar entre os mais vendidos.
O livro de Maria Thereza é primeiro livro best seller de receitas brasileiras. Eu o considero uma relíquia, um ícone em termos culinários. Há 100 anos  as receitas eram passadas de geração à geração, usando medidas e conselhos que eram uma comédia. Por exemplo: um punhado, uma pitada, um prato, uma garrafa disso ou daquilo.  O sal, a pimenta e outros temperos eram medidos ao gosto de cada um. Falava-se do tempo de cozimento de galinhas caipira, fogo brando, caldos gordos e magros  e caldos pra dietas. Ensinava como matar aves e caças, cortar e depois prepará-los para  cozer, assar ou à caçarola. Tudo era feito em fogão de lenha.
Ao receber o convite para tomar um chá em casa de D. Duse Ometto, provando deliciosas bolachinhas, lembrei das receitas proibidas de minha sogra e veio à tona de nossa conversa o mencionado  livro de receitas. Num ato de gentileza, D. Duse, dizendo que possuia o cobiçado livro, vai buscá-lo, também envelhecido e amarelado, escreve uma dedicatória e  me oferece como lembrança pela tarde agradável que tivemos.
A vida dá voltas e voltas...




terça-feira, 7 de setembro de 2010

English thoughts

"I've lived a life that's full.
I've traveled each and every highway
But more, much more than this
I did it  my way."

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Voo livre

"Voo livre "segue recebendo as melhores criticas da imprensa. Recomendado pelos leitores, boca à boca , o livro segue sua trajetória além das montanhas de Minas Gerais, onde quando criança eu pensei que o mundo terminava alí.