terça-feira, 27 de julho de 2010

Voo livre

Me perguntaram  como é escrever um livro. Difícil responder, mas é como pintar um quadro ou criar uma sinfonia usando imaginação. É preciso ter uma história a contar e gostar de contar histórias. Em seguida, deixar o pensamento fluir em palavras completando sentenças.
Não há momento certo para escrever, simplesmente acontece. Eu sonhava e acordava lembrando minha história. Muitas vezes me perdi em devaneios, embaralhei as datas, mas não esqueci nomes ou lugares, a fome, o frio e a saudade.
Antes de começar a escrever meu livro voltei a ler, é interessante como nos passa despercebido o primeiro parágrafo, a primeira página ou capítulo. A gestação de um livro começa com a primeira palavra e se extende ao longo de suas páginas. Mas a criança só estará pronta pra ser batizada e apresentada ao público depois de muitas revisões e criticas literárias. Eu comparo a espera para ver um livro editado como se ele estivesse numa unidade de terapia intensiva.
Não consigo imaginar minha emoção ao autografar o primeiro, mas sei que vou ser forte para não chorar.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

terça-feira, 20 de julho de 2010

Voo Livre, o livro

Continuam os preparativos para o lançamento de Voo Livre.

Em São Paulo, dia 9 de agosto, Livraria da Vila, Alameda Lorena, a partir das 18:30hrs.
Em Araras, dia 13, Casa da Cultura, a partir das 20hrs.

 Como disse meu filho Eduardo: "O navio foi lançado ao mar e daqui para a frente é só deixar navegar."

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Meu livro

Pelos caminhos da vida, tropeçando, caindo, mas levantando ainda que ferida, sempre houve alguém que me perguntou porque não escrevia um livro. Após vários ensaios, finalmente o manuscrito ficou pronto. Levado à São Paulo pelo meu filho Eduardo e apresentado ao jornalista Sérgio Kobayashi, depois à jornalista e escritora Luci D. Molina, eles consideraram estar diante de um diamante bruto, precisava ser lapidado. Trabalhando junto com Luci, foi incansável nosso empenho em transformar a pedra preciosa em um diamante de rara beleza. Demoramos um ano e meio para revisar e editar até ver o menino, como o chamávamos, com roupa de festa, sapato de verniz  e colarinho engomado. Assim ele foi apresentado à editora de Lu Fernandes que o recebeu com o entusiasmo de quem amou seu conteúdo. Precisávamos dar-lhe um nome, imagine ter um filho sem nome. A escolha foi para : Voo Livre.
Agora estamos trabalhando na capa e ilustração, mas a data de apresentação ao publico já está certa. Em São Paulo, dia 9, segunda-feira, a partir das 18:30hrs, na Livraria da Vila na Alameda Lorena e Araras, dia 13, a partir das 20:00 hrs, no Centro Cultural da cidade.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

cotidiano


Hot Dog
Levado à Nova York por um imigrante alemão no século 17, o sanduiche hot dog ou cachorro quente, por ser fácil de fazer, pratico e barato, em pouco tempo tornou-se popular entre crianças e adultos. Na pressa e com fome ele é o sanduiche ideal para todas as idades. Enriquecido com molhos picantes, maionese, catchup, mostarda, salada e batata palha,  a salsicha há muito perdeu seu sabor.
Eu estava na rodoviária em S.Paulo, 5 minutos para pegar o onibus, comprei um cachorro quente.
Não pude comer, desisti, era horrível, a salsicha parecia um reciclado não sei de quê. Durante a viagem lembrei da alegria de meus filhos quando tínhamos hot dog nas festas de aniversário!

terça-feira, 13 de julho de 2010

English Thoughts

"Success is a ladder that can't be climbed with your hands in your pockets".

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sala de Aula

Mário era o tipo de aluno que investia tudo para aprender inglês, pagava as aulas com dificuldade, mas  acreditava que um dia essas aulas fariam a diferença em sua vida.
A empresa onde trabalhava começou a exportar  maquinas. Só porque era o único no seu departamento que falava inglês foi escolhido para ir à Nova Zelândia fazer a montagem de uma delas. Voltou depois de 3 meses. Era outro homem.  Não aceitou a promoção na empresa, preferiu realizar seu sonho.
Comprou um terreno muito bem posicionado onde construiu um supermercado, casou e constituiu família.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sala de Aula

Muitas vezes perdi a paciência com Meire. Eu dizia, repete comigo : I have a black cat (eu tenho um gato preto).
Ela retrucava dizendo que detestava gatos. Tudo bem, então diga : My husband has a black car( meu marido tem um carro preto). Indignada ela dizia que o carro dele não era preto. Eu não acertava nunca. Nova rica, ia às aulas só para lhe dar status.
Quando Tony me chamou pra dizer que Meire ia suspender as aulas porque ia participar de um cruzeiro pelo Caribe, deixei  o escritório rindo como criança.

English thoughts

"A journey of thousand miles must begin with a single step".

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cenas do cotidiano


Minha casa ganhou grade à volta toda do jardim, pintada de verde ela se irmaniza com as plantas. A principio, Igor sentiu-se preso, mas logo aprendeu que podia passar por ela sem problemas. O mesmo não aconteceu com os cães, estes sim foram impedidos de importunar as flores. Aos passarinhos foi uma festa, os beija flores vem aos bandos esvoaçando, parados no ar, como se estivessem a trocar informações.
Glicínia, a minha paixão, na altura do muro, se prepara para mostrar seus cachos pendentes rosa-lilás. No canteiro ao lado estão as ervas culinárias responsáveis pelo sabor peculiar dos pratos mais sofisticados, sem esquecer a couve, companheira do tutu de feijão.
No entanto a grade não limitou dois terríveis vilões da natureza. As formigas noturnas, os pulgões gulosos pelos botões de rosa e os micróbios invisíveis que atacam todas as plantas.
Junto com o sol lá vou eu namorar minhas plantas e cuidar de suas prioridades. Vê-las crescer e florir
é a alegria maior enquanto os noticiarios começam muito cedo a divulgar as más notícias.