sexta-feira, 30 de abril de 2010


David, sul-africano, inglês de porte alto e olhos esverdeados, tinha um carisma cativante. Reunia alunos em sua casa para um jantar, servindo apenas pão, manteiga, queijo e café. Pra que mais, dizia, quantos nem isso tem.Sentados em um banco duro de madeira, ouvindo boa musica ele nos incentivava a falar e cantar em inglês David era o anfitrião perfeito. Numa das festas da escola organizou uma orquestra impecável Depois de muitos ensaios e persistência, batendo com um pauzinho em garrafas com diferente níveis de água, conseguimos alcançar o sonido certo das notas musicais. Ninguém imaginou que no dia da festa ele nos faria sentar em cima do muro para que fossemos vistos por todos. Deveríamos ter sido filmados.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Body pillow


Body pillow é um travesseiro do tamanho do seu corpo. Fofinho, confortável e dengoso, ele se ajeita às curvas do corpo proporcionando um bem estar incrível ao dormir.
Eu aperto e abraço meu body pillow sem que ele resmungue ou faça cara feia. Muitas vezes ele amanhece caído no chão, mas tem seu lugar cativo ao meu lado. Na melhor idade, é coisa boa  ter um travesseiro enorme para apoiar as costas doloridas com um livro de cabeceira nas mãos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sala de aula

Falar dos colegas de classe trás à lembrança os  professores. Ao mudar de nível ou escola vamos ao encontro de outros professores.
Verônica, foi a professora que ninguém esqueceria. Nacionalidade, cor da pele, credo ou beleza, éramos todos iguais. Sua casa simples e modesta estava aberta aos seus alunos sem nunca faltar sobre a mesa bolachas e o chá. Verônica tinha um fusca caindo aos pedaços, estacionava sem a preocupação dele ser roubado, mas quando o tempo estava bom, preferia usar a velha bicicleta.
Katheryn nos ensinava as diferenças do  mesmo idioma falado nos USA, Austrália, Escócia e Pais de Gales.
Ao voltar ao seu pais, nossa classe fez uma "vaquinha"e lhe demos de lembrança uma boneca típica inglesa representando suas alunas.

English thoughts

"Don`t cry because it`s over, smile because it happened."

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sala de aula

Sala de Aula

Rutinha estava enganada quando achou que podia entrar e sair do país a seu bel prazer desde que seu visto estivesse válido. Estávamos em período de aulas, mas Rutinha, aproveitando uma super oferta de viagem a Itália, foi conhecer Roma e Veneza. Ao voltar é presa no aeroporto, seu visto era de estudante, deveria estar  na escola. Teve licença para fazer um único telefonema, eu! Com o passaporte preso pelas autoridades, Rutinha teve 24 horas para deixar o país. Nunca as malas foram feitas tão rápido, pacotes enviados ao Brasil, correr ao banco para retirar o dinheiro e fazer alguns telefonemas. Alegando que tinha parentes em Portugal, pra lá a menina foi deportada. Em seu passaporte carimbaram "persona non grata in England".
Tempos depois Rutinha me escreveu para contar que trabalhava num navio de alto luxo navegando pela costa do Mediterrâneo. Estava feliz com casamento marcado com um rapaz da Bélgica. Aquele dia a classe se reuniu para comemorar a sorte da garota.

O que é Sala de Aula

Sala de aula

Sala de aula é a história verdadeira, com nomes fictícios, de colegas e alunos que passaram pela minha sala de aula. Se você foi meu aluno, com certeza irá se reconhecer em um dos personagens. Poderíamos chamá-lo de um livro virtual, narrado em pequenos trechos.

sábado, 24 de abril de 2010

English thoughts

"What a difference a day makes!"

Sala de aula

As colegas continuam confidenciando seus apuros...

Isabel estava no apartamento do namorado espanhol quando terminaram o namoro. Para se vingar, ela esperou ele sair, rasgou todos os travesseiros e almofadas que encontrou, espalhou os flocos de espuma por toda parte deixando o bilhete, por certo lembrarás de mim.
Júlio namorava uma inglezinha, mas quando Marta chegou no pedaço, ele se apaixonou pela carioca, traindo a outra. O que aconteceu? A inglesa, sabendo que ele estava com o visto vencido, o denunciou no Departamento de Imigração.  Foi deportado!
Hilariante foi o que aconteceu com o sobrinho da Maria. O rapaz vendeu tudo o que possuía no Brasil. Ao chegar em Londres diz na imigração que ia morar e trabalhar com a tia. Coitado! Nem saiu do aeroporto, foi mandado de volta sem que pudesse se comunicar com Maria.
Sorte teve Angelina! Fez de tudo para casar com o professor só para ter o visto de permanência no país. Dois anos depois pediu o divórcio. Ganhou a causa que lhe daria o sustento para o resto de sua vida.

Compras de inverno em Monte Sião

Aninhada entre morros altos e colinas verdejantes, a pequena cidade de Monte Sião, é admirada e cortejada não apenas pela beleza de sua paisagem , mas muito mais pelo inicio há quarenta anos , do artesanato de tricô das donas de casa.
Aos poucos esse trabalho foi sendo comercializado, depois evoluindo em tecnologia de fabricação, designs e qualidade, conquistou o mercado no Brasil e exterior.
Enquanto o fluxo de pessoas sobe e desce ladeiras carregando sacolas coloridas exibindo preciosas compras, outros visitam a Igreja de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, voltada para a praça central.
A semelhança do Morro Pelado com Monte Sion no Oriente Medio deu origem ao nome da cidade, hoje conhecida a Capital Nacional do Tricô!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sala de Aula

Sala de Aula

Nos intervalos das aulas as meninas contavam suas histórias…e foram muitas. Entre as companheiras de classe sempre fui a mais velha, mas participava das brincadeiras e das confidências como se fosse uma adolescente também.

Francis um dia me perguntou o que deveria responder quando uma colega a assediou, eu lhe disse que o único perigo era ela gostar. Mais tarde engravida do homem que ama, mas ele não quis se envolver, então negocia o casamento com um amigo homossexual conseguindo assim o visto de permanência britânica.
E Lina? Tinha seios tão grandes que Said, o namorado do Paquistão, gostava tando deles que logo se casaram e tiveram três meninos. As crianças falavam paquistanês com o pai, português com a mãe e inglês com os amiguinhos!

English thoughts

"No man or woman is worth your tears, and the one who is, won`t make you cry"

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Teatro em São Paulo

Teatro em São Paulo

Depois de conhecer as melhores peças teatrais em Londres e Nova Iorque, eu me surpreendi com a performance dos nossos artistas. Fui assistir o musical O Rei e Eu, em São Paulo. Fiquei feliz com os aplausos elogiando o trabalho de equipe dos diretores, produtores, elenco, cenário e vestuário

Às vêzes a vida é um palco e nós os protagonistas de nossa própria história.

Sala de Aula

Sala de Aula

Karina, outra brasileira, resolve trabalhar numa boate e ganha numa só noite o que ganhávamos em um mês fazendo faxina em casas de família
Conhece um árabe e vai para a Arabia Saudita. Karina nos escreve dizendo que estava ficando rica, árabe era ruim de cama, mas pagava muito bem. E para aquele tipo de trabalho não precisava saber inglês ou árabe, muito menos ir a escola. Se alguém ficou com inveja da moça, eu nunca soube.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sala de aula

Sala de aula

Vez ou outra ainda me lembro dos colegas e dos professores em Londres. Quando fomos com os rapazes suíços comer fondue, foram duas horas da maior frustação. Não conseguimos nos comunicar, mas valeu pelo muito que rimos.
Janette, a francesa que levava um guarda-chuva de cabo longo onde quer que fosse, aquilo era uma arma disfarçada com um estilete na ponta.
Laura, a brasileira que foi para Londres logo após a morte do marido. Ainda muito triste e deprimida as amigas a levaram a uma balada. Bebeu, saiu dos limites, acabou a noite com um ingles e ficou gravida. Era preciso que a familia acreditasse que o filho era do marido. Fizemos um conselho de classe. Laura não queria que o rapaz soubesse, dizia que a culpa era toda dela. Naquele tempo ninguem estava preocupado com exame de DNA. A garota voltou para o Brasil e nunca mais tivemos noticias.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sala de aula

Sala de Aula...
No recreio ninguém falava com ninguém, era patético, eu queria falar e não sabia, só era permitido falar inglês, o idioma que nos interligava. Aos poucos fui juntando palavras e formando frases. Comecei a responder usando palavras curtas, mas o difícil era perguntar, Do, Does ou Did? Ficava feliz quando as pessoas falavam comigo, mas eu queria era me fazer entendida. Não era uma questão de estudar gramática ou vocabulário, era preciso usar ênfase e dar a intonação certa. Logo percebi que a expressão corporal valia mais que tudo, ah!, nós italianos sabemos disso.
Fui bastante teimosa, determinada e insistente para não desistir. De uma escola a outra, mudando de professores e livros, eu criei coragem para enfrentar o exame First Certificate of English e, para o espanto de muitos, passei. Essa graduação me certificava a ser professora de inglês. Voltei ao Brasil qualificada para ensinar o idioma. Nunca havia passado pela minha cabeça ser professora de inglês, mas eu precisava trabalhar e essa era agora minha bandeira.

Marido de aluguel

Marido de aluguel é a nova profissão de quem , sendo habilidoso, fica desempregado. Não há coisa melhor que ter um marido de plantão 24 horas por dia, ele me atende prontamente, nunca está de mau humor, se desculpa por qualquer atraso e deixa seu numero de celular para que possa chamá-lo em qualquer emergência.
Os consertos vão de vazamento de agua, entupimento, serviços eletricos, problemas com a TV, goteiras, decoração de árvore de Natal, problemas com chaves e outras pequenas coisas que nos irrita quando dizemos, preciso de um homem! O meu "marido"só não resolve problemas com o computador.
O preço é cobrado por hora de trabalho ou depende do combinado antecipadamente. Cuido bem do meu "marido", sirvo cafezinho ou suco. E pensar quando realmente tinha um marido , ele sempre reclamava, agora, não pode ficar pra amanhã?
Hoje eu pago, um money bem gasto sem ficar estressada.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Igor


Igor é meu gato. Preto e branco, ainda não sei se é corintiano ou santista. Como todos os gatos tem personalidade própria. Igor é teimoso, escolhe os lugares mais altos pra dormir, em cima de estantes e armários, inatingível quando quer. Não fala, quero dizer, não mia, mas sabe me chamar a atenção quando falta agua ou ração nos seus potinhos. Gosta de caçar e brincar com suas prezas, mas ontem me apareceu com um passarinho lindo. Tivemos uma conversa séria, ele soltou o coitado de suas garras e o coloquei num saquinho de pão. Logo depois chegou Amarilis, uma aluna, dizendo que era seu aniversário, não deu outra, dei-lhe o passarinho. Como eu podia saber que aquela senhora iria cair de amores pelo pássaro dizendo que o levaria para um vet checar se ele não estava ferido, comprar uma gaiola e cuidar dele, o pet que ela sempre quis ter.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sala de aula
Deixei o magistério para ser esposa e mãe. Os anos se sucederam... Fui levada pelos caminhos da vida sem permitir que meus sonhos fossem roubados.
Aos 49 anos deixo o Brasil para voltar a ser estudante em Londres.
Éramos um grupo de alunos vindos de diferente países com o interesse comum de aprender inglês. Nossa escola era pequena, uma casa simples, seguindo a o mesma arquitetura das outras naquele quarteirão de bairro de Hendon.
Eu observava tudo e todos sem entender nada. Primeira aula, aprendi o nome dos colegas e de onde procediam, aquilo foi o máximo.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A ultima vez


Vi um frango caipira no quintal da casa de Madalena, igual desejo de mulher gravida , me veio a vontade de comer frango ao molho pardo. Comprei o bonito e o levei pra casa.
Mãos à obra, cortei-lhe a veia no pescoço, aparei o sangue num caprichoso ritual. O frango crescia aos meus olhos, ficou grande e poderoso, demorei uma hora para livra-lo das penas e depois tinha que separar os pedaços. Estavamos a medir forças, o frango morto era mais forte que eu. Quando terminei, o frango foi para o freezer e eu pra cama, exausta!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mil e uma receitas

Aquela vontade de comer bolo de fubá no meio da tarde!
Fui pra cozinha armada do meu livro de receitas e o fubá. Encontrei cinco receitas do mesmo bolo, qual delas seria a melhor? Confusa, fui para o computador consultar as mais famosas culinaristas. Mil receitas e todas diziam um pouco mais disso, um pouco menos daquilo, eu me perguntava qual delas?
Lembrei da minha avó quando morávamos na fazenda. Ela misturava tudo a olho, colocava a massa numa panela de ferro, brasa sobre a tampa e logo tínhamos o melhor de todos os bolos.
Era o tempo do fogão de lenha e o café coado no coador de flanela. Tínhamos uma receita para cada sabor , hoje transformadas em mil e umas!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Depois da chuva

Ontem choveu com vontade de molhar bem os canteiros do jardim, tivemos um friozinho agradável e dormi como um anjo. O dia amanheceu cheio de sol, com um céu muito azul, limpinho, ideal para o bailado dos passarinhos irrequietos. As formigas se recolheram para suas casas não sei onde, dando trégua as roseiras.
Fui até a cidade conhecer um mercado atacadista de produtos culinários com um preço tentador.
Sala de Aula

A escola rural municipal consistia de apenas uma sala onde os alunos eram divididos em grupos, primeiro, segundo e terceiro ano. Recem formada, sem absoluta nenhuma experiência, eu me sentia uma malabarista de circo. Enquanto uns alunos resolviam problemas de aritimetica e outros faziam a descrição de um quadro eu alfabetizava os menores. O diretor exigia que fizéssemos um diário, eu nunca consegui fazer o meu preparando o que iria ensinar no dia seguinte. Apesar de seguir um programa, usava de criatividade de acordo com o humor das crianças e o meu, dessa forma meu diário era feito com as aulas dadas no dia anterior.
Com a intenção de somar mais pontos para participar do concurso estadual de ensino, convidei adultos para formar uma classe à noite. Geraldo estava entre eles.
O rapaz queria tão somente aprender o alfabeto, muito bem ele conhecia todas as letras, mas escrever uma sentença não era tão fácil assim. Geraldo era o próprio Golias da Praça da Alegria, só fazia confusão. Muito jovem ainda morreu num acidente de caminhão. Fui me despedir dele no necrotério.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sala de aula

Minha primeira sala de aula mais que um ambiente de trabalho e alfabetização, passou a ser um livro aberto onde muitas e muitas historias foram escritas.
Neste nosso encontro de leitura, com algumas pausas irei contando as historias que ficaram indeléveis na minha lembrança no decorrer do tempo.

Como referencia a continuação leia Sala de aula.

--------------------------
Hoje, segunda feira é meu dia preferido da semana. Estou de castigo em casa, esperando pela entrega da bicicleta ergométrica que acabo de comprar. Disse meu médico que eu precisava fazer execício, coisas como hidroginástica, caminhadas, fisioterapia... ao que eu respondi, tudo negativo, não vou fazer, sei que nào vou. Moro sozinha, longe do centro da cidade, não tenho carro nem folego pra subir o morro e pegar um onibus. Porem, concordei em comprar uma bike e contratar uma personal massagista que venha na minha casa, esperando assim dar um up nas minhas condições fisicas.
Começo meu dia alegre com a chance de programar uma nova semana.